28 de mai. de 2019

Pedagógicos!!! Dia do Folclore * Moldes

Dia 22 de agosto se comemora o dia do folclore, e por isso separei alguns moldes da internet para fazer ilustrações para os pequenos. Bom proveito :)
Créditos nas imagens
O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto. Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, ...

Curupira

O curupira é um anão forte e ágil de cabelos ruivos, presente nas lendas do folclore brasileiro.
A lenda do curupira diz que ele é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras.
Uma das principais características do curupira é possuir pés virados para trás. Dessa forma, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária.

Lenda do Saci-Pererê


O Saci-pererê, ou simplesmente saci, é uma figura presente no folclore brasileiro.
Ele é um menino negro e travesso que fuma cachimbo e carrega uma carapuça vermelha que lhe concede poderes mágicos.
Uma das importantes características desse personagem é que ele possui apenas uma perna.

Mula sem Cabeça


A mula sem cabeça é um personagem do folclore brasileiro e um dos mais conhecidos mitos brasileiros. Trata-se de uma burrinha de cor preta ou marrom, que em lugar da cabeça apresenta uma tocha de fogo.
Possui ferraduras de aço ou prata e relincha tão alto que se escuta a muitos metros de distância. É comum também ouvir o animal soluçar como um ser humano.
A mula costuma correr pelas matas e campos assustando pessoas e animais.



Lenda da Iara


A Lenda da Iara, também conhecida como Lenda da Mãe d’água, faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de uma estória de origem indígena, oriunda da região amazônica, localizada no norte do País.
Iara ou Yara, do indígena Iuara, significa “aquela que mora nas águas”. É uma sereia (metade mulher, metade peixe) que vive nas águas amazônicas.
Com longos cabelos pretos e olhos castanhos, a sereia Iara emite uma melodia que atrai os homens, os quais ficam rendidos e hipnotizados com seu canto e sua voz doce.



Lenda da Cuca

A Cuca é uma personagem do folclore brasileiro. Trata-se de uma bruxa velha com aparência assustadora que possui cabeça de jacaré e unhas imensas. Dona de uma voz assustadora, a Cuca rapta as crianças desobedientes.
Reza a lenda que a bruxa Cuca dorme uma vez a cada sete anos. Por isso, os pais tentam convencer as crianças a dormirem nas horas corretas pois, do contrário, serão levadas pela Cuca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receita de maçã do amor

Ingredientes: 500 gramas de açúcar. 250 mL de água. 1 colher de sopa de vinagre branco. 1 vidrinho de corante alimentíc...